quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Estrutura e Composição das Unhas



A gente vive preocupada com a beleza das unhas, pintar, lixar, colocar películas, mas você já parou para pensar do que as unhas são feitas, para que elas servem, quanto tempo demoram para crescer?

Pois é, abaixo está explicando um pouco sobre essa parte do nosso corpo que também é essencial, e por isso, devemos cuidar bem!


ESTRUTURA DAS UNHAS

As unhas são derivados ectodérmicos compostos por queratina dura que possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés, bem como a atuação na manipulação de pequenos objetos. Além disso, as unhas das mulheres apresentam também a função de decoração.
As unhas são formadas por quatro epitélios básicos chamados de matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e hiponíquio. A matriz ungueal é a região onde é encontrado o epitélio germinativo, ou seja, onde ocorre a proliferação celular. As células produzidas nessa região formam o prato ungueal, estrutura que cobre o leito ungueal (região logo abaixo da unha). O prato ungueal apresenta uma região esbranquiçada na extremidade proximal da unha, que recebe o nome delúnula, e uma região de borda livre. Abaixo da borda livre encontra-se ohiponíquio. A prega ungueal proximal corresponde à junção da unha à pele.

A unha cresce aproximadamente 3mm por mês nas mãos e apenas 1mm nos pés. Estima-se que, quando perdemos a unha da mão, esta demora em torno de quatro meses para regenerar-se, enquanto as dos pés podem demorar até oito meses. A velocidade de crescimento pode variar de pessoa para pessoa e também ser inibida em razão de alguma doença ou até mesmo desnutrição. Algumas das causas que podem interferir no crescimento das unhas são: má circulação sanguínea, alimentação inadequada e fatores mecânicos (roer, digitar, tocar piano, etc.)
As unhas, apesar do que muitos pensam, carregam sinais importantes de algumas patologias, mesmo que não muito específicos. Na falta de alguns nutrientes, por exemplo, percebe-se que as unhas tornam-se opacas, sem brilho e quebradiças. No hipertiroidismo, ocorre o enfraquecimento dessa estrutura, assim como em casos de leucemia.
Algumas vezes, as unhas podem apresentar doenças e dar sinais sobre as mesmas, mas sobre isso vou falar em um próximo post.

COMPOSIÇÃO DAS UNHAS
As unhas são compostas por:
QUERATINA: é o principal componente da unha, responsável pela sua resistência;

ÁGUA: é o principal agente plastificante. Encontrada em uma concentraçã entre 7% e 12%. Sua baixa concentração auxilia na dureza das unhas.

MINERAIS: como cálcio, magnésio, sódio, ferro, cobre e zinco são encontrados nas unhas.

LIPÍDIOS: o colesterol é o principal lipídio encontrado na unha. O contato com produtos que contenham solventes ocasiona a perda de lipídios, resultando em unhas secas e quebradiças.

Até a próxima!!
Jannah

Nenhum comentário:

Postar um comentário